domingo, outubro 26, 2008

Seven-Oh-seven

foto:Kjell Nilson/airliners.net
Mais importante que os três anos desta chafarica moribunda são os cinquenta anos do primeiro voo comercial de um avião que longe de ser o primeiro, foi o que melhor simboliza a jet-age. No dia 26 de Outubro de 1958 o Boeing 707 da Pam-Am levantou voo de New-York com destino a Paris. Nesse tempo o voo incluía uma paragem para reabastecimento em Gander, na Terra nova. O 707 foi o primeiro jacto a obter sucesso comercial e afirmou a Boeing como o maior construtor na aeronáutica civil impulsionando-a para o domínio exercido durante as décadas de 60 e 70. A associação simbólica com a aviação comercial só foi suplantada com o aparecimento de 747 mais de uma década depois. Entre 1958 e 1979 foram construídos mais de mil aparelhos, existindo ainda cerca de sessenta, entre cargo’s e passageiros, que voam em linhas aéreas africanas e do médio oriente, e vários espalhados por forças aéreas de vários países, sobretudo a USAF. Existiriam ainda mais aviões se nos anos oitenta a força aérea americana não tivesse comprado um grande número para fornecerem peças para a sua frota de KC135’s a versão de reabastecimento aéreo deste avião. Outra famosa é o E-3 Sentry com o seu radar gigantesco às costas. A TAP voou com 707’s até meados dos anos 80.

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